Mudha Indica: 5 documentários para repensar nossa relação com o planeta

May 6, 2020

 

 

Já diria o ditado popular: o que os olhos não veem o coração não sente. E é exatamente por essa razão que, muitas vezes, a tomada de consciência só vem quando enxergamos as realidades escondidas nos bastidores.

 

Uma ótima forma de conhecer essas realidades é assistir a documentários. Já indicamos aqui o Unravel, curta-metragem  sobre a indústria indiana de reciclagem de roupas. Hoje, separamos 5 indicações que farão você repensar a relação atual do ser humano com o planeta terra. Confira:

 

 

1. Amanhã: Um Novo Mundo em Marcha

 

 

Vencedor do Oscar do Cinema Francês (César), Amanhã: Um Novo Mundo em Marcha é um documentário informativo, impactante e extremamente relevante. Diferente de outras obras do mesmo gênero, Amanhã não apenas mostra os problemas causados pela sociedade industrial: ele também aponta para soluções e iniciativas que já estão sendo realizadas ao redor do mundo para reverter o cenário.

 

No documentário são tratados temas como economia local, educação, trabalho, poluição e agricultura. Vale a pena tirar um tempinho para assistir!

 

Duração: 1h 58min

Ano: 2015

Direção: Cyril Dion, Mélanie Laurent

Nacionalidade: França

Disponível em: Vimeo

 

 

2. Terra - O Filme

 

 

Poético, sensível e comovente, Terra é um documentário que leva o espectador a uma viagem de volta a suas origens. A história se inicia desde o surgimento da vida, passando por diversas fases do desenvolvimento da natureza, até chegar aos dias de hoje. Com imagens detalhadas de forma impressionante e narrativa envolvente, ao fim da obra é praticamente impossível não questionar os rumos que a humanidade tomou e sua relação destrutiva com o ecossistema.

 

Duração: 1h 37m

Ano: 2015

Direção: Yann Arthus-Bertrand & Michael Pitiot

Nacionalidade: França

Disponível em: YouTube

 

 

3. Oceanos de Plástico

 

 

Se você não deseja repensar o consumo de plástico, não assista a esse documentário. Oceanos de Plástico revela os impactos absurdos causados pelo uso do material no meio ambiente e na sociedade. Desde a poluição e morte cruel de milhares de animais no fundo do mar, até as inúmeras doenças adquiridas pelas pessoas, o longa-metragem revela como o plástico está causando destruição por toda parte. Já é hora de mudarmos esse cenário!

 

Duração: 1h 42m

Ano: 2016

Direção: Craig Leeson

Disponível em: Netflix

 

 

4. Nosso Planeta - Episódio “Água Doce”

 

 

 

“Nunca tivemos tanta necessidade de água doce. No entanto, a sua oferta está cada vez mais incerta para todas as espécies.”

 

Essa simples porém avassaladora frase resume muito bem nossa realidade hoje. Apesar da abundância de água no planeta Terra, somente 2% é doce - e sem ela é impossível sobreviver. É exatamente esse o tema do episódio “Água Doce”, da série documental “Nosso Planeta”, disponível na Netflix. A obra mostra como estamos perdendo cada vez mais esse recurso tão precioso e essencial à vida, ao mesmo tempo em que desperta o espectador para mudanças urgentes.

 

Bônus: Acesse aqui o site do movimento Our Planet e saiba como ajudar a transformar este cenário!

 

Duração: 49m

Ano: 2019

Direção: Alastair Fothergill e Keith Scholey

Nacionalidade: EUA, Reino Unido

Disponível em: Netflix

 

 

 

5. Explicando: Episódio - A Crise Global da Água

 

 

 

Em apenas 19 minutos, o episódio “A Crise Global da Água” da 1ª Temporada de “Explicando”, aponta a escassez de água doce no planeta e levanta a seguinte discussão: como cobrar por um recurso tão valioso e ao mesmo tempo garantir seu acesso como um direito humano? Mais uma vez, a questão envolve muito mais do que debates relacionados ao meio ambiente, discutindo também tópicos sociais que afetam diretamente a vida das populações mais frágeis. Vale a pena assistir!

 

Duração: 19m

Ano: 2018

Nacionalidade: EUA

Disponível em: Netflix

 

 

Aqui na Mudha propomos uma mudança que vai muito além da moda: queremos incentivar o consumo consciente, a sustentabilidade e a reflexão sobre problemas sociais. Por isso, não deixe de assistir as indicações e nos ajude a mudar!

 

Acompanhe também nossas mídias sociais:

Instagram

Fanpage
Pinterest

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Do conceito da coleção às peças na arara: conheça nosso processo de criação!

June 24, 2020

1/7
Please reload

Posts Recentes