Do conceito da coleção às peças na arara: conheça nosso processo de criação!

June 24, 2020

Criar uma coleção de roupas não é uma tarefa simples. Adicione nessa equação a limitação de fornecedores de matéria prima, os custos de uma produção artesanal e a preocupação com as sobras de tecidos. Deu pra imaginar? Criar uma coleção de roupas seguindo princípios da sustentabilidade torna a tarefa no mínimo 10 vezes mais complexa e desafiadora (fonte: nossas experiências pessoais).

 

Então a pergunta é: é possível alinhar um design desejável a recursos e processos que gerem o menor impacto socioambiental?

 

O motto da Mudha responde por nós: aplicando 6 pilares norteadores de conduta em todos as etapas de produção das peças e em todos os pontos de contato com o cliente, a marca não deixa de lado o que realmente move a indústria da moda: o design.

 

Nossa proposta é trabalhar com tecidos sustentáveis, de vertente orgânica, reciclada ou tecnologia biodegradável, isso faz com que as opções de fornecedores sejam bastante limitadas, já que, ainda hoje e apesar da melhora, a dificuldade de acesso a esse tipo de matéria-prima continua grande se comparada aos tecidos convencionais. O preço elevado é outro ponto importante a ser considerado nessa comparação.

 

Mas vamos ao que interessa! Fato é que mesmo com essas dificuldades, estamos aqui para provar que é possível sim unir o bom gosto, responsabilidade social, ambiental e consumo consciente e traduzi-los em peças de roupas! Por isso hoje te convidamos a conhecer um pouco mais sobre o processo de criação das nossas coleções.

 

Pega um cafezinho e vem com a gente!

 

 

 

De onde vêm a inspiração para a criação das peças?

 

Em função da dificuldade e limitação com tecidos que atendam nossos requisitos de sustentabilidade e qualidade, o primeiro passo para uma nova coleção é sempre a busca pelas matérias primas, levando em consideração a estação do ano mas não tendo isso como foco principal. A partir daí partimos para o desenvolvimento das modelagens. Outro desafio que nos propusemos é o de usar o mínimo possível de aviamentos e substituí-los por amarrações com o próprio tecido para que após o uso, o processo de descarte seja facilitado e mais sustentável.

 

A partir daí começamos uma etapa de pesquisa e identificação de macrotendências para a criação das peças, seguindo nossa identidade urbana e feminina.

 

No quesito Design, a Mudha é uma híbrido entre fast fashion e moda atemporal. Via de regra, nossas peças não são básicas e minimalistas, sempre incluímos um diferencial, seja uma fenda, decote ou amarração. Isso não quer dizer que seguimos modismos passageiros e fazemos a roupa da protagonista da novela, mas, mantemos nossa identidade como marca de moda. Por isso nossa pesquisa e inspiração vem de macro-tendências, que são duradouras e não tão facilmente identificadas. Uma grande macrotendência, por exemplo, é a própria sustentabilidade que preza por um estilo de vida sustentável em geral, que inclui a alimentação e arquitetura, por exemplo, e porque não a moda?

 

Depois de definir os tecidos e modelos que irão compor a coleção, o próximo passo é o desenvolvimento da modelagem, pilotagem e finalmente o corte e a produção das peças.

 

Nossa produção é toda feira no sul do Brasil, dividida entre Porto Alegre e Florianópolis. A nossa modelista, Letícia, é a mesma há 4 coleções. As nossas peças de alfaiataria, normalmente de linho, são cortadas em Porto Alegre pelo Gilson e produzidas pelo tio João e a tia Lorena, que são os pais da Vê, sócia-proprietária da Mudha (conheça eles neste post), já as peças de malharia são produzidas pela Eunice Abreu, em Florianópolis.

 

Falando em produção, não podemos deixar de falar da característica slow da marca. Nossas ações em relação a isso são a de sempre manter nosso estoque reduzido, a fim de evitar a superprodução e garantir o caráter de exclusividade das peças. Na prática, o estoque físico é basicamente o que está exposto nas lojas. Conforme a loja venda e precise de reposição, nós produzimos apenas aquilo que foi vendido, da mesma forma acontece com nossa loja online: não temos o estoque físico das peças que estão no site, a peça é produzida de acordo com a especificação de modelo, tamanho e cor do pedido. 

 

O que nos permite trabalhar dessa forma é o fato de termos mão de obra rápida e acessível, e esse é dos motivos de valorizarmos tanto os profissionais locais.

 

Depois de tudo pronto, pensamos nas formas de divulgação para que as peças cheguem até vocês! Planejamos os ensaios fotográficos (editorial e lookbook), subimos as peças no site e compartilhamos as novidades em nossas mídias sociais. Tudo é pensado com muito carinho e responsabilidade, visando sempre entregar o melhor para quem ama a Mudha assim como a gente. <3


Ah, e falando sobre coleções, aproveita para dar uma espiadinha na nossa nova coleção 2020! Depois corre lá no nosso Instagram e conta pra gente o que achou!

 

 

 

 Macacão gola redonda

 

Vestido Tweed

 

Vestido Midi Macacão

 

  Macacão Camisa Longo

 

Body Transpassado

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Do conceito da coleção às peças na arara: conheça nosso processo de criação!

June 24, 2020

1/7
Please reload

Posts Recentes