Armário inteligente: dicas para montar o seu (Parte II)

October 2, 2018

 

Chegamos à segunda parte da série sobre armário inteligente, e hoje vamos conversar um pouquinho sobre estilo pessoal. Você certamente já ouviu frases como “aquela pessoa tem estilo” ou “o estilo dela é super marcante”. Mas afinal, o que é estilo? E o que faz uma pessoa ser ou não estilosa?

 

Bem, como já dizia Coco Chanel: a moda sai de moda, o estilo jamais. Diferente daquilo que muita gente pensa, todo mundo tem um estilo. Isso não significa seguir uma série de regrinhas fashion, muito menos necessariamente vestir tudo o que está nas passarelas do momento. Isso porque estilo é algo que vem de dentro para fora, e não o contrário. Fatores como personalidade, jeito de falar, de pensar, atitudes, preferências e até mesmo sua forma de ver e viver a vida (o famoso lifestyle) compõem o seu estilo pessoal, e consequentemente tendem a influenciar a maneira como você se veste.

 

Por exemplo, uma pessoa que preza muito pelo conforto, que gosta de atividades ao ar livre e de se sentir “leve”, muito provavelmente irá optar por peças de modelagem ampla, como calças pantacourt, por exemplo, e tecidos maleáveis, como é o caso do algodão.

 

Já mulheres que passam muito tempo em um ambiente de trabalho que requer trajes mais formais, como advogados e executivos, por exemplo, provavelmente irão preferir peças mais clássicas, com tecidos um pouco mais nobres, como blazers e calças flare.

 

E já que nosso estilo reflete tanto em nosso guarda-roupas, por que não procurar entendê-lo mais a fundo para então fazer compras mais inteligentes? Realizar uma autoanálise fará com que montar looks que reflitam quem você é e a imagem que você quer passar ao mundo fique muito mais fácil. Vamos lá?

 

1. Em primeiro lugar, pense na sua personalidade. Você é mais tímida ou extrovertida? Gosta de chamar atenção ou prefere passar despercebida? Quanto mais você conseguir descrever a si mesma, melhor.

 

2. Depois, pense na imagem que gostaria de transmitir aos outros. Você deseja que te vejam como uma pessoa séria, divertida, descolada ou criativa? Esses são alguns exemplos, mas é claro que isso é muito subjetivo e depende de você mesma.

 

3. Reflita agora sobre o seu dia a dia. Por exemplo, você utiliza transporte público? Precisa caminhar bastante, ou usar uniforme no trabalho? Estes itens provavelmente influenciarão as peças que você usará dependendo de suas prioridades. Pense também nas modelagens e tecidos que facilitarão seu dia a dia (ninguém merece uma roupa que nos atrapalhe na correria, né?).

 

4. Falando em prioridades, leve em conta as suas na hora de se vestir. Sentir-se confortável, sentir-se elegante, estar por dentro das tendências... As prioridades variam de pessoa para pessoa, por isso reflita sobre as suas e imagine peças que atendam a estes requisitos.

 

5. O próximo passo é pensar nas cores, tecidos, modelagens e combinações de sua preferência. Nesta etapa, vale fazer uma análise cromática com uma consultora de estilo, para descobrir quais cores combinam melhor com seu tom de pele.

 

6. Depois de toda essa reflexão, pesquise imagens (o Pinterest é uma ótima ferramenta para isso!) de looks que você gosta visualmente. Você pode salvar em uma pastinha no seu computador ou onde achar melhor. Em seguida, analise os looks e pense: quais deles se encaixam nos fatores acima? O que você gosta mais em cada um deles, e o que mudaria? Isso fará com sua autoanálise seja ainda mais profunda, e assim você irá refinando seu estilo pessoal.

 

7. Por fim, volte no seu guarda-roupas e pense: quais peças poderiam compor looks semelhantes aos que foram salvos? O que ainda falta para fazer combinações inteligentes e que tornem as peças que você já tem mais versáteis? As respostas a estas questões facilitarão na hora de comprar itens de moda, e evitarão gastos com o que não é necessário ou que não combine com o que você já tem.

 

Então, fique ligada porque na terceira e última parte da nossa série vamos dar dicas sobre compras conscientes e funcionais. A gente promete que elas facilitarão muito mais sua vida na hora de se vestir!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Do conceito da coleção às peças na arara: conheça nosso processo de criação!

June 24, 2020

1/7
Please reload

Posts Recentes