5 aplicativos para equilibrar sua saúde mental

Quem nunca sofreu por ansiedade, estresse ou teve sua saúde mental afetada pelas circunstâncias do dia-a-dia? Nossa vida moderna de fato trouxe diversos benefícios e comodidades, parte delas mérito da tecnologia, mas ao mesmo tempo em que avanços tecnológicos nos ajudaram, eles também podem nos tornar mais agitados e ansiosos esse problema tem até nome: FOMO. Citada pela primeira vez em 2000, a síndrome é um sinal de vício em redes sociais, já que é causada pelo medo de perder experiências por não estar conectado, e pode causar sintomas como angústia, mau humor e até depressão.


Imagem: Google Images


Nós já falamos por aqui sobre minimalismo no guarda-roupas e o quanto isso pode tornar nossa vida mais prática e tranquila, mas hoje vamos falar sobre o minimalismo da mente (e por que não da alma?). Para ajudá-los nisso, separamos cinco dicas de apps que vão te auxiliar na busca por equilíbrio emocional e te ajudarão a treinar sua mente para ter pensamentos e atitudes mais positivas. Confira:


1. Diário – Controle de humor / Daylio - Registro, Diário (Android e iOS) Lembra daqueles diários que muita gente escrevia quando era adolescente? Pois é, esse aplicativo é uma evolução dos antigos diários, só que seu foco são as emoções. Logo quando você abre o app ele te pergunta como está seu humor no momento, sendo que é possível marcar as opções “radiante”, “bem”, “mais ou menos”, “mal” ou “horrível”. Logo depois vem a pergunta sobre o que você anda fazendo, nesse momento há várias categorias selecionáveis, como trabalho, descanso, leituras, filmes, amigos, entre outros. Tudo vai ficar registrando, assim é possível acompanhar a sua rotina e suas alterações de humor em função dela. Legal, né? Assim é possível analisar e descobrir os hábitos que precisam de mudança ou as atividades que precisam ser deixadas de lado para melhorar seu humor e, consequentemente, sua saúde emocional. 2. Querida Ansiedade (Android e iOS) Se você sofre de ansiedade, este app é para você. Além de uma interface linda e responsiva, o aplicativo ainda têm diversos recursos, como vídeos falando sobre o assunto, exercícios práticos que envolvem escrita terapêutica e meditações, uma seção de perguntas e respostas, um e-book gratuito, e uma opção “preciso me acalmar agora”, que te direciona à vídeos com exercícios práticos para te ajudar a vencer a ansiedade de imediato. É claro que o aplicativo não substitui o tratamento com um terapeuta, mas é um ótimo recurso para ter em mãos sempre que for preciso. 3. Cíngulo: autoconhecimento (Android e iOS) O cíngulo é um aplicativo criado por profissionais de bem estar, que objetiva promover o autoconhecimento de seus usuários. O app é repleto de testes de autoavaliação, divididos em uma sequência de dias, facilitando assim o acompanhamento de sua evolução. Alguns dos assuntos são autoestima, ansiedade, meditação e atenção plena, estresse, inseguranças, ânimo e por aí vai. Além de ser muito bacana responder as questões, no final os resultados são apresentados em forma de resumo ou uma avaliação mais detalhada, você escolhe. Outro recurso muito interessante do aplicativo é o "SOS Emocional". Nesta opção você "conta" ao app como está se sentindo no momento (por exemplo, ansiosa, irritada, estressada), e de acordo com o sentido ele te direciona a uma série de exercícios práticos. Além disso, há um diário emocional integrado, no qual você registra seu humor no dia e descreve as coisas que te fizeram bem e as que te fizeram mal em várias áreas, como vida pessoal e profissional. E mais: ao final do mês é possível ver sua evolução através de uma análise. Então, se você sente que está precisando melhorar seu autoconhecimento, o Cíngulo sem dúvida nenhuma é uma ótima opção! 4. 365 Dias (Android e iOS) Esse é para quem gosta de frases inspiradoras e motivacionais. O aplicativo apresenta uma frase por dia, daquelas que muitas vezes nos fazem parar e refletir sobre nossas vidas e atitudes que precisamos tomar. Alguns usuários dizem até mesmo que o app parece “adivinhar” o que é preciso ouvir no dia, de tão bacana a experiência. Algumas frases que podemos citar são “Liberte-se daqueles “amigos” que só estão disponíveis quando você está bem” e “Se te faz feliz, corra atrás!”. Pode parecer simples, mas quem sabe não é de fato o empurrãozinho que faltava para te fazer agir? Vale a pena testar!


5. Headspace (Android e iOS)


Curte meditação e pretende melhorar seu inglês? Então essa dica é para você. O Headspace é um aplicativo cheio de lições que te ajudarão a aprender meditação de forma simples e prática. São exercícios de até 10 minutos, com foco em assuntos como felicidade, estresse, sono, entre outros. Na versão gratuita é possível completar lições que oferecem noções básicas sobre meditação. Mas se você gostar da experiência e quiser experimentar outros recursos, o aplicativo disponibiliza planos de assinatura mensal ou anual. Aí é só escolher o plano de sua preferência e ficar expert na prática da meditação!



Referências:

https://www.techtudo.com.br/noticias/2017/05/o-que-e-fomo-fear-of-missing-out-revela-o-medo-de-ficar-por-fora-nas-redes-sociais.ghtml


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