Mudha indica: Unravel
Todos os anos, mais de 100.000 toneladas de roupas descartadas viajam de países ocidentais para serem recicladas em Panipat, na Índia. É o que diz o documentário Unravel (algo como desenrolar em português), que retrata o dia a dia de mulheres indianas que trabalham com reciclagem de roupas. O vídeo traz uma reflexão sobre a relação entre o consumo e produção de lixo no mundo.

Frame do vídeo Unravel
Dirigido por Meghna Gupta, em parceria com a antropóloga Lucy Norris, Unravel mostra o quão complexa é a indústria da moda, inegavelmente uma das indústrias mais poluentes do mundo. Nas cenas é possível ver um enorme volume de peças descartadas provenientes do ocidente, enfatizando a desigualdade social entre países como Brasil e Estados Unidos, por exemplo, se comparada à países asiáticos. As entrevistadas deixam evidente seu espantamento em relação a cultura do desperdício e do descarte acelerado:
“Quem sabe, talvez eles simplesmente não gostem de lavar roupas?! Eu realmente não sei qual é o problema.”
Cortadora da Indústria
“A água custa tanto quanto as roupas para estas pessoas. É por isso que elas usam suas roupas duas ou três vezes e depois jogam fora.”
Cortadora da Indústria
“[...] parece que (as roupas) são praticamente novas.”
Cortadora da Indústria
Essas frases reforçam o quão lamentável, e até certo ponto, irracional, é a cultura do consumismo desenfreado.

Fonte: Noosfera
Na Mudha acreditamos que este cenário pode e deve ser transformado, para tanto, nossas peças são feitas para durar, tanto no quesito qualidade, como em design.
Embora curto (são apenas 13 minutinhos), o Unravel promove reflexões profundas sobre a maneira como consumimos e descartamos nossas roupas. Assista no link abaixo e entenda por que a sustentabilidade aplicada ao mundo da moda é tão importante.
Fontes:
https://noosfera.com.br/como-mulheres-indianas-reciclam-as-roupas-descartadas-pelo-ocidente/
http://www.portalcombinou.com/2016/03/documentario-unravel-e-reciclagem-de.html