Cosméticos naturais: porque usar e como fazer.

Quando compramos nossos produtos de beleza, seja no mercado ou na farmácia, nem sempre paramos para pensar na quantidade de substâncias químicas que ele pode conter. Considerando que a pele é o maior órgão do corpo humano, não seria interessante pensarmos melhor antes de colocarmos tantas substâncias desconhecidas em contato com ela?


A pele tem a característica de absorver tudo o que entra em contato com ela de maneira muito rápida, ou seja, em pouco tempo essas substâncias estarão circulando dentro da gente, na nossa corrente sanguínea. O problema é que muitas vezes esses são componentes químicos e derivados de petróleo, que podem fazer mal para nosso corpo e causar danos como irritações, alergias, enxaquecas e até complicações mais sérias, se o contato for contínuo.


Parece assustador pensar que aquele cheirinho tão gostoso do creme hidratante pode estar relacionado à todos esses danos, né?! Mas calma, não queremos que você pare de se cuidar, mas sim que observe com mais cuidado os componentes e a real necessidade de tudo o que usa no corpo. Ainda bem que existem diversas maneiras alternativas e mais saudáveis para isso, como é o caso dos cosméticos naturais. A seguir, apresentamos algumas receitinhas simples e funcionais que podem servir como substitutos para os produtos tradicionais.

DESODORANTE

Ingredientes:

4 colheres (sopa) de óleo de coco

2 colheres (chá) de bicabornato de sódio

óleos essenciais de sua preferência

Modo de preparo:

Derreter o óleo de coco (caso esteja sólido) e misturar com o bicabornato de sódio e os óleos essenciais. Esperar esfriar para aplicar na pele.


MÁSCARA PARA OLEOSIDADE

Ingredientes:

1 colher (sopa) de argila branca (ou verde)

2 colheres (sopa) de vinagre de maçã

Modo de preparo:

Misture até formar uma pasta e está pronto para ser aplicado.


ESFOLIANTE

Ingredientes:

1 colher (sopa) de café em pó

1 colher (sopa) de azeite de oliva

Modo de preparo:

Misture até formar uma pasta e está pronto para ser aplicado.


MÁSCARA CAPILAR

Ingredientes:

óleo de coco (sim, só isso!)

Basta aplicar nos cabelos durante a noite e lavar no dia seguinte.

Dica: o óleo de coco pode ser usado no corpo todo, ele é ótimo e hidrata MUITO a pele.


Tudo muito simples, né? Além dos benefícios para o corpo, você ainda evita a compra de um monte de embalagens, sem falar que as matérias primas são super baratinhas e encontradas em qualquer lugar!


Gostou? Faz um teste e nos conta o que achou! ;)

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon