Como ter uma vida mais sustentável?

August 9, 2017

Muita gente se confunde ou ainda não entende realmente o que significa o termo sustentabilidade. De um jeito simples, vamos lá: sustentabilidade é, em teoria, uma maneira de garantir que as ações humanas de hoje não interfiram ou comprometam o futuro das próximas gerações. E isso não diz respeito apenas ao meio ambiente, mas também às pessoas. A questão social é muito importante, tanto quanto a questão ambiental. Ser ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente viável são os pilares da sustentabilidade (muitos ainda estão em discussão, e isso é ótimo porque o tema vem ganhando cada vez mais importância). E o que você pode fazer para contribuir com esse futuro? A gente vai dar algumas dicas legais!

 

1.Consuma de forma consciente

 

Esta dica é o que nós, da Mudha, enfatizamos muito aos nossos clientes: seja consciente de suas escolhas. Quando for comprar uma peça de roupa, por exemplo, busque informação. Você sabe de onde esta roupa veio? Como foi feita? Quem fez? É um trabalho legal e digno? Muitas vezes estas informações passam despercebidas, e quando você pesquisa encontra um monte de lugar que parecia legal, mas, na verdade, utiliza mão de obra análoga à escravidão, trabalho infantil, dá condições precárias aos trabalhadores, etc... Você gostaria de usar uma marca que faz tudo isso pra chegar até você? A gente não! Além disso, veja a qualidade da peça para que você a use por muito tempo antes do descarte. E outra, faça upcycling! Antes de descartar sua roupa, você ainda pode transformá-la em outra coisa, use a criatividade! Se você não conseguir, ainda tem chance de doá-la a alguém. O importante mesmo é evitar o desperdício. Lembrando que o consumo consciente não diz respeito apenas à moda, mas sim ao consumo de produtos em geral... ;)

 

2.Vamos evitar os descartáveis?

 

Sim, é possível! Aquele copinho de café que você bebe no trabalho depois do almoço, já pensou que o mundo todo faz isso? Quantos milhões de trabalhadores bebem um copinho de café depois do almoço (se não o dia todo)? Tenha uma xícara ou um copo em sua mesa! Não há necessidade nenhuma de utilizar vários copinhos de plástico por dia se você pode ter o seu.

E o lixo de casa que, muitas vezes, você coloca em sacolinhas de mercado? Antes de tudo, você pode evitar essa sacolinha de mercado, usando sua ecobag ou até mesmo caixas para carregar suas compras. Caso não seja possível e você pegue a sacolinha, utilize-a até o limite, não coloque um pouquinho de lixo em cada sacola. Se possível, encontre outros tipos de descarte para o lixo. A composteira, para alguns casos, é uma ótima opção!

E as embalagens? Aquela bolachinha que vem com 10 pacotinhos dentro de um pacotão, tem necessidade? Compre um pacote sem pacotinhos, e coloque a quantidade que você precisa em um potinho para carregar com você! Sempre que possível, compre produtos a granel, leve seu vidro e não gaste com embalagens de plástico.

 

3.Recicle!

 

Encontre os pontos de coleta da sua cidade! Se você não sabe, provavelmente a prefeitura consiga lhe dar maiores informações. Em alguns lugares, até os supermercados tem lixeiras para coletas específicas, como pilhas, celulares, e outros objetos que normalmente não sabemos onde descartar... Lembre que muitos resíduos podem fazer mal ao trabalhador que recolhe, então, faça da maneira certa.

 

4.Dê preferência a produtos orgânicos e reciclados

 

Você encontra produtos orgânicos e reciclados cada vez mais presentes em todos os lugares, tanto da moda como da alimentação, fábricas de móveis, tapetes, brinquedos, etc... A qualidade é tão boa quanto de um produto convencional, ou até melhor!

 

5.Lembre que menos é mais, pra tudo!

 

Você não precisa consumir de forma exagerada e desesperada, veja o que você realmente necessita! Prefira coisas atemporais, que tenham significado pra você e expressem seus ideais. Preze por produtos que causem impacto positivo ao planeta, que façam sentido de verdade, para você e para a sociedade.

 

Estas são pequenas dicas do que você pode mudar, gradativamente, no seu dia a dia. Busque informações, pesquise, vá atrás! Nós só temos um planeta, embora muita gente ainda não tenha percebido isso, e precisamos cuidar dele. Vem com a gente?

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Do conceito da coleção às peças na arara: conheça nosso processo de criação!

June 24, 2020

1/7
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon