Fashion for Good: moda do bem e para o bem.



Não é novidade que a Europa está à frente da América Latina em muitos quesitos se tratando de desenvolvimento sustentável. Desde o incentivo à pesquisas, passando pela aplicação prática dos conceitos e por último a própria questão cultural: tudo está andando em direção ao consumo consciente e o desenvolvimento sustentável.


Com a moda não é diferente, e uma das mais novas iniciativas sobre o tema é o Fashion For Good. O FFG é uma instituição global que, como o próprio nome sugere, tem como objetivo promover a moda do bem e para o bem, estimulando a inovação e incentivando a adoção de boas práticas pela indústria da moda. Essas boas práticas foram mapeadas e denominadas “The five goods”, que são: materiais do bem, economia do bem, energia do bem, água do bem e vidas do bem.


Segundo William McDonough, autor do livro Cradle to Cradle e parceiro da instituição, esse conjunto de “goods” representa uma estrutura aspiracional que todos podem aplicar em busca de um mundo em que nós não tiramos, fazemos e descartamos, mas sim, tiramos, fazemos e refazemos.


Na prática, a instituição oferece os seguintes programas:


-Aceleradora para startups/empresas em estágio inicial: incubadora e aceleradora para novas tecnologias e novos modelos de negócio.


-Aceleradora para startups/empresas em estágio avançado: oferece apoio a projetos de inovação em estágio avançado. O apoio se dá pela facilitação ao acesso à pessoas com expertise no assunto, aos clientes e ao financiamento, com o objetivo final de ajudá-las a atingir sucesso comercial e possibilidade de escala do sistema de produção.


-Good Fashion Guide: guia para a produção Cradle to Cradle Certificado* no vestuário.


-Circular Apparel Community: iniciativa que tem como objetivo se tornar o ponto de encontro para companhias e organizações com filosofias convergentes entre si para construir uma comunidade coesa e inovadora promovendo o alinhamento, colaboração e parcerias.


-Experiência Fashion for Good: é a sede física da instituição, ela fica em um prédio histórico no coração de Amsterdam e conta com galeria interativa, exibição de filmes e documentários, exposição e pessoal especializado. O local é direcionado para o grande público e pretende conscientizar e ensinar sobre os impactos da industria tradicional da moda e encorajar consumidores a fazerem parte da comunidade FFG e entenderem como é possível transformar a moda em uma força para o bem.



Em resumo, o FFG oferece apoio financeiro, operacional e prático para encorajar a industria de vestuário a migrar para uma forma de produção acessível, financeiramente viável e atrativa para todos os envolvidos. A instituição foi fundada e financiada majoritariamente pela Fundação C&A, e hoje conta com um Hub de inovação em Amsterdam e um acelerador de startups no Vale do Silício (CA), sem falar na rede mundial de parceiros e apoiadores.


Se interessou? No site você encontra uma área para contato que explica como é possível participar do movimento Fashion For Good como marca, projeto de inovação, fornecedor ou investidor.

*Cradle to Cradle Certificado é uma marca de certificação licenciada pelo Instituto de Inovação Cradle to Cradle.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon