Fashion for Good: moda do bem e para o bem.

August 2, 2017

 

Não é novidade que a Europa está à frente da América Latina em muitos quesitos se tratando de desenvolvimento sustentável. Desde o incentivo à pesquisas, passando pela aplicação prática dos conceitos e por último a própria questão cultural: tudo está andando em direção ao consumo consciente e o desenvolvimento sustentável.

 

Com a moda não é diferente, e uma das mais novas iniciativas sobre o tema é o Fashion For Good. O FFG é uma instituição global que, como o próprio nome sugere, tem como objetivo promover a moda do bem e para o bem, estimulando a inovação e incentivando a adoção de boas práticas pela indústria da moda. Essas boas práticas foram mapeadas e denominadas “The five goods”, que são: materiais do bem, economia do bem, energia do bem, água do bem e vidas do bem. 

 

Segundo William McDonough, autor do livro Cradle to Cradle e parceiro da instituição, esse conjunto de “goods” representa uma estrutura aspiracional que todos podem aplicar em busca de um mundo em que nós não tiramos, fazemos e descartamos, mas sim, tiramos, fazemos e refazemos.

 

Na prática, a instituição oferece os seguintes programas:

 

-Aceleradora para startups/empresas em estágio inicial: incubadora e aceleradora para novas tecnologias e novos modelos de negócio.

 

-Aceleradora para startups/empresas em estágio avançado: oferece apoio a projetos de inovação em estágio avançado. O apoio se dá pela facilitação ao acesso à pessoas com expertise no assunto, aos clientes e ao financiamento, com o objetivo final de ajudá-las a atingir sucesso comercial e possibilidade de escala do sistema de produção.

 

-Good Fashion Guide: guia para a produção Cradle to Cradle Certificado* no vestuário.

 

-Circular Apparel Community: iniciativa que tem como objetivo se tornar o ponto de encontro para companhias e organizações com filosofias convergentes entre si para construir uma comunidade coesa e inovadora promovendo o alinhamento, colaboração e parcerias.

 

-Experiência Fashion for Good: é a sede física da instituição, ela fica em um prédio histórico no coração de Amsterdam e conta com galeria interativa, exibição de filmes e documentários, exposição e pessoal especializado. O local é direcionado para o grande público e pretende conscientizar e ensinar sobre os impactos da industria tradicional da moda e encorajar consumidores a fazerem parte da comunidade FFG e entenderem como é possível transformar a moda em uma força para o bem.

 

 

Em resumo, o FFG oferece apoio financeiro, operacional e prático para encorajar a industria de vestuário a migrar para uma forma de produção acessível, financeiramente viável e atrativa para todos os envolvidos. A instituição foi fundada e financiada majoritariamente pela Fundação C&A, e hoje conta com um Hub de inovação em Amsterdam e um acelerador de startups no Vale do Silício (CA), sem falar na rede mundial de parceiros e apoiadores. 

 

Se interessou? No site você encontra uma área para contato que explica como é possível participar do movimento Fashion For Good como marca, projeto de inovação, fornecedor ou investidor. 

 

*Cradle to Cradle Certificado é uma marca de certificação licenciada pelo Instituto de Inovação Cradle to Cradle.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Do conceito da coleção às peças na arara: conheça nosso processo de criação!

June 24, 2020

1/7
Please reload

Posts Recentes