Você ainda não conhece o Moda Limpa? Então, corre aqui!

April 25, 2017

 

O manifesto Moda Limpa é composto por três pessoas interessadas em melhorar a relação entre os seres humanos e o Planeta Terra, através de boas práticas na produção de moda: Marina, Kaio e Julio.


Eles acreditam que as pessoas devem ser tratadas com cuidado, entendendo o tempo de cada uma e respeitando-as. Sabem que as práticas produtivas atuais da moda são muito prejudiciais ao meio ambiente e as pessoas, o que traz diversos impactos negativos pra todo mundo. Hoje, são retirados do planeta diversos insumos renováveis, como algodão e água, em uma velocidade impossível de recuperar, encaminhado-os em breve para o esgotamento, Tudo isso com o objetivo de produzir uma alta quantidade de produtos que alimentem a economia do consumo excessivo. Além do descontrole da retirada de matérias primas para sua produção, também são utilizadas grandes quantidades de agrotóxicos, pesticidas e químicos poluentes e tóxicos ao planeta e ao homem, deixando-os muitas vezes com graves sequelas.


Em paralelo ao desgaste causado pelo tema “matéria prima”, existe também a exploração de pessoas (adultos e crianças) para tornar o trabalho mais rápido e barato. As leis trabalhistas são fracas ou inexistentes em alguns países, causando a exploração em trabalhos análogos à escravidão. Para completar o grupo de práticas prejudiciais, temos o alto índice de descarte de resíduos na produção, assim como o descarte de produtos (como roupas, calçados, bolsas, etc) que são comprados e pouco utilizados (atual forma de consumo da maioria das pessoas). Isso tudo sem contar o gasto de energia e água em transporte e ponto de venda, assim como a manutenção errada de peças de roupas e acessórios do vestuário. Ou seja: produzimos errado, vendemos errado, compramos errado, usamos errado e descartamos errado,


A partir dessa consciência, o Moda Limpa acredita que mudar a forma de produzir pode diminuir radicalmente o impacto ambiental e social, e entende a importância de incentivar e disseminar o consumo consciente, tanto para o consumidor final quanto para o produtor. Para isso, as empresas (como a Mudha), indústrias, prestadores de serviço e consumidores precisam se conectar, se conhecer e se falar. E é por isso que ele existe.

 

 

O Moda Limpa é uma agenda de fornecimento da moda “do bem”, que acredita na conexão, nas conversas e na troca de experiências. Não tem medo de dividir informações, pelo contrário, acredita que há espaço para pequenos e médios produtores crescerem juntos, e grandes produtores mudarem, através de melhores escolhas para eles e o mundo. Os pequenos produtores podem evoluir seu trabalho e vender com preços melhores se puderem atender mais clientes, ganhando mais visibilidade. Ou seja, quanto mais conexões forem criadas e quanto mais os contatos de bons fornecedores forem divulgados e trocados, mais gente legal vai fazer coisa legal!


Ao mesmo tempo, acreditam que quem ainda não tem práticas legais com o meio ambiente e o ser humano, pode se espelhar em pessoas que já tem. Aprender e replicar, ou até aperfeiçoar. O Moda Limpa não é uma certificadora e não exige selos e certificados para os contatos da agenda. São indicações, como se você estivesse ajudando um amigo.
A “certificação” da responsabilidade sustentável e ética cabe a cada usuário. E inclusive, após trabalhar com o fornecedor, incentivamos o usuário a acrescentar comentários sobre a sua experiência.


Assim, os objetivos do Moda Limpa são: criar conexões e facilitar o contato entre as pessoas; valorizar e dar visibilidade para fornecedores da indústria da moda com foco em sustentabilidade e ética; incentivar a circulação de produtos e de profissionais mais sustentáveis e éticos; disseminar conhecimentos de novas maneiras de produzir moda; incentivar o consumo consciente de produtos e serviços e reduzir radicalmente o impacto ambiental e social da indústria da moda. A plataforma tem espírito de colaboração e coletividade, acrescentando coisas boas e ajudando as pessoas a melhorarem, com opiniões e sugestões.

 

Legal, né?

 

Dá uma conferida no site e no facebook deles.

Contato: marina@modalimpa.com.br

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Do conceito da coleção às peças na arara: conheça nosso processo de criação!

June 24, 2020

1/7
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon