QUAL A COMPOSIÇÃO DA SUA PEÇA

Nossos tecidos são a essência das coleções. Eles são escolhidos cuidadosamente para criar peças confortáveis, duráveis e do bem. A escolha dos tecidos é feita de acordo com a disponibilidade na época do ano, respeitando os ciclos das fibras naturais, e devem se enquadrar nos seguintes preceitos: preferencialmente nacional, origem natural, orgânica ou reciclada, produção ética e qualidade superior.  Além disso, priorizamos fornecedores com processos sustentáveis. Identifique a etiqueta de composição na sua peça e saiba mais sobre a origem, composição e processo de fabricação do tecido usado.

*LINHO

55% LINHO 45% VISCOSE

80% ALGODÃO 13% VISCOSE 7% LINHO

80% ALGODÃO 20% LINHO

73% ALGODÃO 18% LINHO 9% VISCOSE

83% VISCOSE 17% LINHO

82% VISCOSE 14% LINHO 4% ELASTANO

70% VISCOSE 30% LINHO

65% VISCOSE 25% LINHO 10% ALGODÃO

69% MODAL 28% VISCOSE 3% LINHO

O linho é naturalmente um dos tecidos mais sustentáveis que existe. Desde o seu plantio, passando pela preparação da fibra e o acabamento final do tecido, os impactos para o meio ambiente são mínimos: o cultivo requer pouca água e quantidades mínimas de fertilizantes, não prejudica o solo e é facilmente incorporado ao ciclo de rotação de outras culturas.

*ALGODÃO

 

100% ALGODÃO

100% ALGODÃO ORGÂNICO

100% ALGODÃO ABR

94% ALGODÃO 6% ELASTANO

80% ALGODÃO 13% VISCOSE 7% LINHO

80% ALGODÃO 20% LINHO

73% ALGODÃO 18% LINHO 9% VISCOSE

O algodão é uma das fibras naturais mais usadas do mundo, e um dos materiais mais usados pela indústria têxtil, tanto em forma de fio compacto quanto em forma de tecido, como a malha. Tem diversas vantagens, principalmente se comparado à fibras mistas ou sintéticas: toque suave e confortável, secagem rápida, alta capacidade de absorção, baixa tendência de provocar reações alérgicas e pode ser misturado com outras fibras, como viscose e linho, ganhando outras características.

A maior parte do algodão utilizado pela Mudha pertence à linha Pura, que oferece matérias primas com impacto ambiental reduzido. A linha foi criada para valorizar o estado bruto da matéria prima, usando cores naturais e mantendo eventuais imperfeições e rusticidade do fio. O tingimento é ecológico e em conformidade com a OEKO – TEX ®, que garante a não exposição a substâncias cancerígenas e alergênicas. Além disso, os processos de tecelagem são para manter as características naturais dos fios e evitar o desperdício de energia. O tingimento feito com corantes ecológicos aprovados pela OEKO – TEX ® Vapor utiliza 100% de madeiras de reflorestamento. A água utilizada passa por um processo de tratamento biológico para eliminar qualquer tipo de impureza, e é devolvida ao meio ambiente mais limpa do que quando foi captada. 

Outro algodão utilizado é o orgânico, livre de pesticida, herbicida e fertilizante, sem tratamento genético. Esse tipo de plantio contribui com a preservação da natureza e das reservas de água, além do trabalho de milhares de pessoas.

Há também o algodão ABR, certificado pela ABRAPA (Associação Brasileira de Produtores de Algodão) com reconhecimento internacional de certificação BCI (Better Cotton Institute), desenvolvido criteriosamente da semente à fiação, seguindo práticas socioambientais e econômicas especiais. Esse tecido mescla fibras naturais, e sua preparação é feita com detergente proveniente do óleo da casca de laranja. Já seu tingimento é feito com corantes naturais, extraídos de matérias primas como frutas ou vegetais. O processo de fabricação consome 50% menos energia do que o tradicional.

 

*VISCOSE

 

100% VISCOSE

97% VISCOSE 3% ELASTANO

92% VISCOSE 8% ELASTANO

83% VISCOSE 17% LINHO

82% VISCOSE 14% LINHO 4% ELASTANO

70% VISCOSE 30% LINHO

65% VISCOSE 25% LINHO 10% ALGODÃO

45% VISCOSE 55% LINHO

 

A fibra de viscose é produzida a partir de um elemento natural, o linter de algodão. A maior parte da viscose utilizada pela Mudha pertence à linha Pura, que oferece matérias primas com impacto ambiental reduzido. A linha foi criada para valorizar o estado bruto da matéria prima, usando cores naturais e mantendo eventuais imperfeições e rusticidade do fio. O tingimento é ecológico e em conformidade com a OEKO – TEX ®, que garante a não exposição a substâncias cancerígenas e alergênicas. Além disso, os processos de tecelagem são para manter as características naturais dos fios e evitar o desperdício de energia. O tingimento feito com corantes ecológicos aprovados pela OEKO – TEX ® Vapor utiliza 100% de madeiras de reflorestamento. A água utilizada passa por um processo de tratamento biológico para eliminar qualquer tipo de impureza, e é devolvida ao meio ambiente mais limpa do que quando foi captada. No que diz respeito à estamparia, a linha é desenvolvida com estamparia digital, reduzindo a quantidade de fixadores, tinta e água, além da reutilização destes para que não haja desperdício no processo.

Outra viscose utilizada é a viscose biodegradável, da linha CO2control®, fabricada com materiais e processos auditáveis e de reconhecido esforço na busca pela sustentabilidade têxtil, como por exemplo: compostabilidade, biodegradabilidade no descarte, isenção de modificações genéticas, ciclos fechados de produção, não utilização de produtos tóxicos ou danosos a saúde humana e rastreabilidade de produção. Contam ainda com a certificação Oeko-Tex®Classe I e II, uma auditoria externa e internacional que atesta a isenção de produtos tóxicos nos tecidos para contato com a pele humana.

 

 *MODAL

 

100% MODAL

69% MODAL 28% VISCOSE 3% LINHO

 

O modal tem muitas semelhanças com o tencel: é um tipo de rayon produzido a partir da polpa de madeira e utiliza produtos químicos que são reciclados quase que integralmente. Ele é feito de faia, um tipo de árvore que se propaga sem plantação ou irrigação. A maior parte da madeira utilizada vem da fábrica da Lenzing, na Áustria. Além disso, a madeira restante não utilizada para a produção de polpa é utilizado em centrais térmicas para gerar calor e energia para a produção. O tecido em si é extremamente macio e leve. O modal utilizado pela Mudha é composto por fibras celulósicas que possuem selo internacional de sustentabilidade e cumpre os requisitos de neutralidade de carbono.

*RECICLADOS

 

86% ALGODÃO 14% POLIÉSTER RECICLADO

70% ALGODÃO 30% POLIÉSTER RECICLADO

50% ALGODÃO 50% POLIÉSTER RECICLADO

O processo de fabricação é feito com resíduos de confecção que já estão coloridos, dispensando seu tingimento e gerando economia de cerca de 18 litros de água para cada quilo de tecido. Junta-se então o poliéster reciclado de garrafa PET, dando novo destino ao material que seria descartado, criando-se uma fibra resistente e durável.

 

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon